“ Como a gramática não imita a vida e a vida não é ciência exata, seria melhor expandir o olhar para uma lógica que não se restrinja a uma fórmula, uma palavra de ordem, um mapa exato, uma estrada segura: o olhar precisa se impregnar de movimento para que o pensamento se abra para a novidade.”
Fórum Mundial Social
Sou Josie Hesed, estudante do primeiro ano de administração pública da UNESP Araraquara e trabalho na empresa Junior da faculdade, no núcleo de Projetos Sociais. Vou tratar nesse blog do assunto responsabilidade social, conseqüentemente falarei também sobre o tão atual conceito sustentabilidade, suas perspectivas, atualidades e polêmicas.
Para começar, ao se tratar da idéia de Responsabilidade Social Empresarial, deparamo-nos com um fenômeno relativamente crescente e que tem sido destaque no cenário brasileiro em particular. Tudo isso é fomentado pela exigência transparência do mundo dos negócios que faz com que as empresas se preocupem em mostrar que são responsáveis em suas ações, daí o nome ADMINISTRA.AÇÃO.
Enganosamente, o conceito de responsabilidade social tem sido confundido com filantropia, mas suas razões não buscam ingenuamente o bem estar social, ele sempre visa uma melhor performance no mercado. Aliás, lucratividade é a conseqüência final de empresas que buscam satisfazer, além dos seus acionistas, uma gama de setores a quem devem prestar contas.
Legitimidade social é também um desafio para a mudança de comportamento das empresas. Isso envolve a inclusão de novos parceiros sociais e, principalmente, a construção de diálogos participativos entre empresa e sociedade.
No âmbito do setor público, é notável o merchandising que se tem feito pelas prefeituras com o orçamento participativo, uma questão ainda que me questiono sobre sua funcionalidade em alguns municípios. Isso é só um exemplo de que a prática da responsabilidade social não se limita ao setor privado.
Tudo isso será parte de uma série de artigos com diversas temáticas sobre o assunto que escreverei nas próximas semanas.
domingo, 26 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário