domingo, 6 de abril de 2008

Ferramentas de Marketing: Matriz BCG ou Análise BCG

Vou iniciar mais uma série de artigos, intitulada Ferramentas de Marketing. Este primeiro artigo será sobre a Matriz BCG (Boston Consulting Group), que é provavelmente a ferramenta mais famosa de marketing, o que deve acontecer devido ao fato de ser muito fácil de entender. Ao bater olho você se depara com um conjunto de imagens fofinhas que servem para ilustrar o estado atual do seu produto, têm as vaquinhas leiteiras, estrelinhas, abacaxizinhos. No livro parece ótimo, mas traze-la para o ambiente de trabalho e torna-la algo útil é realmente difícil.

O primeiro fato que dificulta a utilização desta ferramenta é que nos Brasil não existem dados para se fazer essa Matriz e ponto. Muitas vezes traduções de autores de língua inglesa, lê-se Estados Unidos, a literatura de Marketing que existe por aqui é desconexa com a nossa realidade. É preciso entender que aspectos culturas, mesmo nosso estado atrasado de desenvolvimento, nos obriga que se faça adaptações. Nunca se esqueça que nos EUA existem agencias para coletar qualquer tipo de dados e deixa-los disponíveis para venda, além lógico do próprio governo, que também é uma grande coletora de dados.

Um grande literato brasileiro da área, Marcos Cobra, até tentou adaptar essa ferramenta para contextos onde a atuação de agências de pesquisas praticamente inexiste. Como o Brasil não tem dado, Cobra imaginou um modelo em que se utilize variáveis internas, ou seja, dados existem que possam ser coletados apenas dentro da própria empresa, como fluxo de caixa, volume de vendas.

O que na verdade acontece é que o que se acaba criando é uma análise que fica disfarçada de BCG, mas que na verdade de BCG só tem a origem. Não serve como Matriz BCG, mas tem o seu valor, se fosse eu que tivesse criado essa adaptação com certeza teria outro nome, análise Matelli quem sabe, já que ela tem outra utilidade e outro perfil de análise.

Acredito que no Brasil vamos continuar tendo sempre um ciclo bem definido: estudiosos de Marketing saem empolgados das faculdades, equipados com essa poderosa ferramenta, mas batendo a cabeça sem saber como usá-la. Não são poucos os que depois da primeira tentativa a abandonam por não entender que ela foi criada num contexto que não o nosso. Com muito suor, o máximo que se consegue fazer aqui é uma Matriz BCG apresentável, que pode impressionar quem não a conhece, porque a Matriz BCG é a ferramenta mais impressionante e menos útil da história do Marketing.

Nenhum comentário: